A Fundação da Matriz da Tenda Espírita Mirim

Passado e Presente

A Casa Mãe da Tenda Espírita Mirim foi oficialmente fundada em 13 de Outubro de 1924 pelo Sr. Benjamim Gonçalves Figueiredo, juntamente com seu Mentor Espiritual, o Caboclo Mirim no coração do Rio de Janeiro. Nossa história teve início em um imóvel na Rua Bela, 421, logo em seguida, passou para a Rua Sotero Reis e, após, Rua São Pedro, até se estabelecer em patrimônio próprio, na, então, Rua Ceará, atual Av. Marechal Rondon, 597 – Estação São Francisco Xavier, inaugurada em 15 de março de 1942. Após a estruturação da nossa Organização, nasciam outras Casas que levariam o Nome da Escola da Vida, através dos ensinamentos do Caboclo Mirim. A partir da década de 50, começavam a ser fundadas diversas filiais, não se limitando somente ao Estado do Rio de Janeiro. Fatos históricos retratam a fundação da primeira filial aberta fora do Estado, na Cidade de Assaí, no Paraná. Até a década de 70, mais de 30 filiais propagavam os critérios e ensinamentos do Caboclo Mirim.

Atualmente a Tenda Espírita Mirim conta com uma matriz e 9 filiais que estão centralizadas no Estado do Rio: Queimados, Nova Iguaçu, Petrópolis e as demais no Grande Rio.

Logo após o desencarne do nosso Primaz e Fundador, Sr. Benjamim, nossa Organização passou para os braços de seu filho, Sr. Mirim Paulini Figueiredo, aparelho do Caboclo Curumataí, que assumiu a Presidência e o Comando Geral da Organização no ano de 1987. “Mirinzinho” como ficou popularmente conhecido, possibilitou o desenvolvimento da Tenda Espírita Mirim, onde comandou com seriedade e disciplina cerca de quase 5 mil médiuns. Sr. Mirim passou o legado de seu Pai para sua Esposa, Sra. Janaína, aparelho da Cabocla Janaína e atual Comandante e Presidente da Organização Mirim desde o ano de 2015. A Sra. Janaína preserva os critérios e ensinamentos deixados pelo Caboclo Mirim e todas as instruções que recebeu pelo Caboclo Curumataí, através do Sr. Mirim, que a preparou para assumir o Comando da Organização e desempenhar da melhor maneira possível a preservação do nome da Umbanda e da Tenda Espírita Mirim. Sua postura e comprometimento com o seu Corpo Mediúnico são notórios e seus critérios fazem vivas as memórias do nosso Fundador e Tuxaua que contribuíram com a elevação do nome da Umbanda e da Doutrina da Escola da Vida.

Nossa Organização conta ainda com o Corpo de Médiuns de Alta Cúpula que corresponde a uma categoria de médiuns selecionados para auxiliarem no Comando de Filiais e/ou da Matriz da Organização. São médiuns de 7º grau pertencentes ao nosso Conselho Consultivo. Seu dever é contribuir com a conservação do patrimônio da Organização, zelar por todos os médiuns e, na eventual ausência do Comando Geral, assumir responsavelmente o comando de uma Sessão ou Gira a ser realizada.

Membros da Alta Cúpula

Sr. Hilton Ribeiro
Sr. Waldir Rosa
Sr. Álvaro Ribeiro Filho
Sr. Gera Oliveira
Sr. Augusto Matheus S. de Souza
Sr. Carlos Frederico Fernandes
Sr. Paulo Bastos Estevão
Sr. Lúcio Santos de Mattos
Sr. Thales Fonseca
Sr. Rodrigo Gomes de Souza
Sr. Alex Pimenta
Sr. Luan Augusto Ferreira Silva
Sr. Marcelo Jacob M. Santos

Sra. Jandira Domingos
Sra. Déia Patané
Sra. Danielle Domingos
Sra. Leila Rosa
Sra. Telma Moura
Sra. Ana Paula de Oliveira Araújo
Sra. Maria Odília Mattos
Sra. Maria Joana Ribeiro
Sra. Fátima Cristina Barbosa
Sra. Rosilene Fernandes
Sra. Euridice Amaral
Sra. Janete Veiga
Sra. Nuryha Bruni

Ficou alguma dúvida?

Saiba mais