Sessões & Giras

Dando sentido ao nosso Lema A Serviço da Humanidade a Tenda Espírita Mirim realiza todas as suas Sessões de Caridade de forma pública e aberta a todos que necessitam de uma ajuda espiritual. Na sua maioria, as sessões ocorrem semanalmente sempre havendo o passe dos Caboclos, Pretos-Velhos, ou Ibejadas (dependendo do mês).

Muito se questiona à respeito da manifestação das Entidades na ritualística da Escola da Vida, no entanto, de forma clara, podemos especificar que durante as nossas Sessões são manifestados somente Espíritos de Luz, Mensageiros da Espiritualidade que têm como propósito auxiliar a vida humana nas terras de santa cruz.

Nossa Organização não trabalha com magia, esta é feita aos olhos de todos os presentes. Como mencionado anteriormente, o propósito fundamental é trabalhar para o bem. Também não é realizado ou orientado qualquer trabalho de oferenda ou arriada seja pelos Médiuns ou Assistentes da Organização. O intrumento principal dos trabalhos realizados é a oração, presente em nós mesmos, ou nas curimbas que são entoadas durante todas as Sessões.

Linhas de Trabalho

A Tenda Espírita Mirim não realiza Sessões dedicadas ao Povo Trabalhador (Exús, Pomba-Giras), no entanto o papel dessa linha vibratória é indispensável para o equilíbrio e andamento ideal dos trabalhos realizados no terreiro. O Povo Trabalhador atua efetivamente na filtragem de energias que podem passar para a corrente vibratória dos trabalhos realizados pelos Caboclos, Pretos-Velhos, ou Ibejadas, garantindo assim a energia mais segura e sublime para todos os presentes.

Os trabalhos realizados pela Escola da Vida têm como princípio motivador a caridade, com foco no socorro espiritual e fazendo o bem sem olhar a quem. E para organizar nosso cronograma de forma clara e objetiva a todos, descrevemos nossas Sessões da seguinte forma:

Sessão de Passe
Sessão de Desenvolvimento
Sessão de Irradiação
Sessão de Passe e Consulta dos Pretos-Velhos
Gira Mensal
Gira Comemorativa e Festiva

Todas as Sessões propostas pela Tenda Espírita Mirim seguem uma irradiação mensal de um determinado Orixá, originando assim o tipo de vibração que atuará nas sessões realizadas naquele mês. Essa definição se deu pelo nosso Mestre Mirim na formação da Escola da Vida e é seguida, assim como os demais ensinamentos, à rigor por todas as filiais.

JAN FEV MAR ABR MAI JUN
OXÓSSI OGUM OXÓSSI OGUM YOFÁ XANGÔ
JUL AGO SET OUT NOV DEZ
IEMANJÁ IEMANJÁ XANGÔ OXÓSSI YOFÁ IEMANJÁ

Em algumas doutrinas, podemos perceber que esse procedimento é determinado pelo dia da semana.

Sessão de Passe

A Sessão de Passe da Tenda Espírita Mirim procede com o trabalho indispensável do Médium Bojá (Médiuns de Banco), que canaliza e encaminha todos os espíritos sofredores na espiritualidade. Esses espíritos são manifestados de forma controlada e sempre amparada por Médiuns responsáveis por esse procedimento. Os Assistentes presentes nessa Sessão devem manter o pensamento firme em seus propósitos durante toda a Sessão, sempre pensando para o seu próprio bem e do próximo. Todos os Assistentes são encaminhados ao passe e algumas breves e esclarecedoras palavras são sempre ofertadas pelo Caboclo Comandante dessa Sessão.

Sessão de Desenvolvimento

Essa Sessão, especificamente, possui como motivador principal o desenvolvimento dos Médiuns Bojá-Mirim (Médiuns Iniciantes) e demais Médiuns que se encontram em processo de sintonia com os seus Mentores Espirituais. Todos são observados pelo Caboclo Comandante da Sessão e orientados da melhor forma, buscando manter a disciplina do Corpo Mediúnico bem como a ritualística genuína da Escola da Vida. Ainda na Sessão de Desenvolvimento, os Assistentes são convidados para o Passe dos Caboclos que ocorre em uma mini-gira.

Sessão de Irradiação

Podemos considerar a Sessão de Irradiação como a principal do nosso cronograma. Isso se dá porque nela são recebidos não só os Assistentes que buscam uma palavra amiga da espiritualidade, mas também são trazidos por eles, nomes de pessoas que sofrem por perseguição espiritual, doenças físicas ou kármicas, enfrentam dificuldade para conseguir emprego, e estão impossibilitadas de estarem presentes nessa Sessão. Esses nomes trazidos por pessoas amigas são puxados, em dado momento, pelo Médium de Cabeceira, responsável também por entoar todas as Preces da Organização. (Vale ressaltar que os nomes devem ser entregues ao Cerimonial da Organização com antecedência e devem constar somente os nomes dos necessidados e impossibilitados de estarem presentes). Nessa Sessão, existe a saudação ao Caboclo Araguaribe, outro Mentor Espiritual do Sr. Benjamim Figueiredo, Fundador da Escola da Vida. Esse foi o Caboclo autor da Sessão de Irradiação e responsável pelos princípios e fundamentos que ela permeiam. Os Médiuns Bojá (Médiuns de Banco), assim como na Sessão de Passe, trabalham com o encaminhamento de todos os espíritos sofredores na espiritualidade. Após esse procedimento, os Assistentes são convidados para ouvirem algumas palavras do Caboclo Comandante da Sessão e após, recebem seus Passes. Finalizamos com a Irradiação de Paz e Saúde, nela os Médiuns e Assistentes passam pela corrente vibratória descarregando o corpo físico e priorizando em pensamento o seu refazimento espiritual.

Sessão de Passe & Consulta dos Pretos-Velhos

Como o próprio nome sugere, essa Sessão é dedicada à Linha de Iofá que é composta pelos Pretos e Pretas-Velhas queridos que sempre nos oferecem um ombro amigo e sinceras palavras de sabedoria e vivência. Todos os Assistentes recebem seus passes e são encaminhados para uma segunda firmeza realizada pelo Preto-Velho Comandante. É fundamental que os Assitentes estejam com o pensamento firme em seus propósitos durante toda a Sessão, mesmo após a tomada dos passes, mantendo-se sempre em silêncio e prece.

Gira Mensal

Trata-se de uma tarde especial que passamos na companhia da Espiritualidade. A Gira Mensal ocorre sempre um domingo ao mês, sua abertura se dá com os Caboclos, que recebem os Assistentes para o Passe. Logo após os trabalhos na Gira dos Caboclos, os Pretos-Velhos assumem o comando da Gira e também recebem os Assistentes para a tomada dos Passes. A Gira Mensal, possui um fundamento que atua na descondensação das energias despendidas ao longo do mês, nas sessões semanais. Todas as Entidades recebidas atuam não só na limpeza do corpo material dos Médiuns, mas também na limpeza do campo espiritual do terreiro. Finalizamos com a presença novamente dos Caboclos para composição do fechamento da Gira.

Gira Festiva e Comemorativa

Esse tipo de Gira ocorre similarmente à Gira Mensal, no entanto ela é dedicada a um determinado marco da Filial, ou Orixá, ou Entidade. São comuns à nossa Organização a realização da Gira do Caboclo Mirim, que ocorre em Março, onde é comemorado o aniversário da primeira manifestação do nosso Fundador. Também é realizada a Gira de Aniversário da Organização, que acontece sempre no mês de Outubro. Nessas duas citadas, recebemos todas as Filiais na Matriz, em formação para apresentação à Tuxaua da Tenda Espirita Mirim. Em outros casos, são realizadas Giras em Louvor aos Orixás e outras propostas pela Organização.

* Todos os procedimentos aqui descritos podem variar minimamente de acordo com o espaço, tempo e filial.

Ficou alguma dúvida?

Fale conosco